.
.
inicio
 
   
LITERATURA
 
   
D

DIÓXIDO DE TITÂNIO

Categoria

Ativos Cosmecêuticos

Unidade de Medida
Kg

Funções
Filtro solar
O protetor UV ideal é aquele produto que é opaco tanto UV-A
quanto a UV-B, biológicamente e quimicamente inerte cosmeticamente aceitável. Trabalhos recentes revelam que este produto é o Dióxido de Titânio.

O Dióxido de Titânio é inerte, tendo sido usado como corante farmacêutico
e alimentício, durante muitos anos. Sua exploração inicial se deu na indústria de tintas, papéis e plásticos, como pigmento.

Para que o Dióxido de Titânio fosse usado como um componente de filtros solares, este teria que melhorar a sua opacidade tanto
a radiação UV-A quanto a UV-B e ao mesmo tempo ser reduzidamente opaco à luz visível, isto é, ser transparente.

Uma alternativa interessante para os filtros UV, são os micropigmentos baseados em Dióxido de Titânio (TiO2 micronizado). Levando-se em consideração que o tamanho médio das partículas dispersadas se encontra na faixa nanométrica, estes micropigmentos refletem a luz, sem refletir qualquer luz visível. Isto garante que cremes e loções fotoprotetoras contendo Dióxido de Titânio micronizado sejam transparentes quando aplicadas sobre a pele em camadas finas. Através da variação da quantidade de Dióxido de Titânio micronizado, é possível formular protetores solares com quaisquer fatores de proteção desejados.

Exemplo de alguns FPS
Dióxido de Titânio micronizado FPS
6% 8
10% 15
15% 20

OBSERVAÇÃO
A relação entre o fator de proteção solar e a quantidade de Dióxido de Titânio micronizado necessária não pode ser linearmente definida.

O uso de Dióxido de Titânio micronizado em cremes e loções cosméticas representa uma nova possibilidade de formulação de protetores solares altamente eficazes. Existem ainda, algumas dificuldades associadas a utilização de TiO2 micronizado em formulações A/O e O/A, no que diz respeito a escolha do emulsificante adequado a sua concentração.

Este problema pode ser solucionado completamente usando-se TiO2 micronizado que tenha sido previamente disperso em água ou óleo.

Em suma, as partículas micronizadas de Dióxido de Titânio oferecem aos manipuladores a oportunidade de formular produtos de amplo espectro, altamente eficazes, tanto sozinhos quanto associados a outros filtros UV. Podem ser utilizados com excelentes efeitos em fotoprotetores e em produtos "skin care".

 
topo ... literatura
©2008 Cósmica Homeopatia & Manipulação